5 de outubro de 2015

Roma em 4 dias - PARTE I

Olá pessoal, hoje vou preparar um roteiro para quem vai para Roma, baseado na experiência que tive quando fui.

Só para constar, minha família inteira é Católica e temos devoção por muitos Santos, principalmente São Francisco. Então nos meus roteiros sempre terão visitas a igrejas ou locais por onde Santos passaram. Caso você não seja católico ou esse não seja seu programa preferido, você pode trocar essas partes do roteiro por locais que você ache legal.

Então vamos começar.

Depois de muito pesquisar, e me assustar com o valor dos hotéis em Roma, decidi pelo Rezidenza Ki. Achei esse Hotel bom, com café da manhã variado, um bom atendimento e o melhor, perto de muita coisa.

Chegamos à noite em Roma, então fomos direto para o hotel dormir. Vale lembrar para quem se hospedar nesse hotel, que a recepção só funciona até às 18 hs. Caso o horário da sua chegada seja esse, ou mais tarde, a chave terá de ser retirada em outro hotel que fica próximo, mas que você terá que ir de táxi, já que você não vai carregar malas.

Enfim, nosso primeiro dia de passeio em Roma foi dia 22 de Março (DOMINGO). Acordamos cedo, tomamos café da manhã e fomos para a Estação Barberini que fica próxima ao hotel. Lá pegamos o metro para a parada Ottaviano, que no caso é a parada para ir ao Vaticano. Sim, fomos para o Vaticano receber a benção do Papa Francisco que acontece ao meio dia. É emocionante, a praça fica lotada, tem gente segurando bandeira de vários países. É bem legal e vale muito a pena ir.

Após a benção dominical, fomos almoçar e fazer comprinhas...rsrs....quem não ama fazer compras. De frente para a Basílica saímos para o lado direito, que no caso é a mesma rua que você veio do metro. Essa rua é cheia de lojinhas, tanto de lembranças do Vaticano, como de roupas, sapatos e acessórios. Achei as coisas por aqui com preços bem em conta. Os restaurantes ficam nas ruas transversais a essa rua. Almoçamos e logo depois fomos para o  Castel de San't Angel, ou seja, Castelo de Santo Ângelo, que inicialmente foi construído para ser o mausoléu de Cristiano.O lugar é gigante, tem muita escada e uma vista linda. Se você vai com uma pessoa mais velha, a visita se torna complicada. Minha avó (73 anos) sempre viaja com a gente e nos acompanha em tudo, mas nesse passeio, ela passou mal. Tivemos que subir aos poucos, parando em alguns lugares para que ela descansasse. Chegando quase no ultimo nível, já podemos ter uma vista muito linda da cidade, e tem um café super agradável. Não subi até em cima com minhas irmãs, pois fiquei com minha avó.

A entrada custa: 10,50 euros e o local é fechado toda segunda-feira.

Quando saímos do Castelo, já estava escurecendo, então pegamos um táxi e fomos para o hotel.

No dia seguinte, 23 de Março (SEGUNDA) acordamos super cedo, e decidimos comprar o citysighting., pois minha avó não aguentava mais andar, e é uma boa pedida para quem quer a comodidade de ser deixado na frente de todos os pontos turísticos. Compramos por 48 horas. Ele tem uma parada á 2 quarteirões do Hotel. Pegamos o ônibus e mais uma vez seguimos para o Vaticano. Hoje uma parte do grupo iria conhecer a Necrópole do Vaticano, e a outra parte iria direto pro museu do Vaticano.

O passeio da Necrópole do Vaticano precisa ser marcado com antecedência e tem uma quantidade máxima de 250 pessoas por dia. É importante que você faça sua reserva com pelo menos 1 mês de antecedência. No post anterior a este, falo tudo sobre esse passeio.
Nossa entrada para a Necrópole estava marcada as 13:00. Chegamos ao local ás 12:30, e os guardas que liberam a entrada pediram para que esperássemos até as 12:45 para entrar. Esperamos na porta até o horário e entramos. Mais na frente chegamos á um escritório onde recebemos os bilhetes e ás 13:00 horas em ponto, um padre brasileiro nos leva para conhecer esse pequeno pedacinho de história que nos trás tanta emoção. O passeio dura cerca de 2 horas e termina dentro da Basílica de São Pedro. Conhecemos a Basílica, e em seguida, fomos para o Museu do Vaticano, onde encontraríamos minha avó e minha irmã. Já tinha comprado as entradas pelo site www.biglietteriamusei.vatican.va  , o que nos fez poupar um bom tempo que passaríamos na fila. Entramos pela entrada de quem havia comprado o bilhete na internet, e em poucos minutos depois já estávamos dentro. O Museu é gigante....nossa, no fim quase não aguentava mais, só aguentei porque uma das ultimas visitas que fazemos no passeio é á Capela Sistina. Nesse momento é proibido tirar foto, e o lugar fica cheio de seguranças para impedir que as pessoas batam essas fotos. A pintura é linda e a gravação do audioguide que recebemos dentro do museo demora muito. Pois, explica parte por parte toda a história dessa capela. Quando saimos desse passeio já estava a noite. Ainda conseguimos pegar a ultima parada do citysighting, e voltamos para a parada mais proxíma do hotel.

No próximo post, continuarei falando sobre essa viagem emocionante....