23 de agosto de 2013

Gengibre: o termogênico que promete acelerar sua dieta!

Ao contrário do que muitos imaginam, o gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. Rico em propriedades medicinais, ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males.



Em uma publicação recente sobre plantas medicinais, “Major Herbs of Ayurveda”, são descritas as seguintes propriedades do gengibre: atividade antiemética (alivia náuseas), atividade antiulcerosa, atividade hepatoprotetora (protege o fígado), atividade anti-inflamatória, atividade antipirética (reduz a febre), atividade cardiovascular (diminui o colesterol e os triglicerideos), atividade antioxidante (elimina radicais livres), atividade imunomoduladora (promove o sistema imunológico) e atividade antiviral. Porem é contraindicado na gravidez pelo potencial de induzir a contração uterina.

Mas hoje em dia, com a febre das dietas, descobriu-se também o potencial termogênico do gengibre- o efeito de acelerar o metabolismo forçando ele a gastar mais calorias nas atividades normais e também durante a malhação. Os termogênicos aceleram os batimentos cardíacos e elevam o calor corporal mobilizando os depósitos de gordura, o que gera mais disposição na hora do exercício físico e gasta mais calorias.

O gengibre tambem tem efeito saciante, conforme comprovado por estudos científicos. Uma sugestão é espalhar as raspas ou o gengibre em pó sobre a carne, antes de ser preparada, como tempero ou juntar o gengibre em fatias em algum vegetal refogado, como por exemplo o espinafre e a couve substituindo o alho.

Uma nota muito importante: todos os termogênicos, incluindo o gengibre, devem ser consumidos com moderação. O excesso pode levar a aceleração dos batimentos cardíacos, agitação e suores, provocando um grande desconforto. O gengibre também possui propriedades anticoagulantes por isso se você faz uso de medicação constante, seja ela qual for, ou se estiver grávida, fale com o seu médico primeiro, para saber se você está liberada para consumi-lo.

Vou colocar algumas idéias de receitinhas com gengibre para dar uma força na dieta de vocês.


Chá de gengibre


Ingredientes: ½ litro de água quente + 2 colheres (sopa) de raiz de gengibre ralada + ½ limão com casca

Modo de fazer: Aqueça a água e coloque o gengibre. Espere cinco minutos, acrescente o limão e bata tudo no liquidificador. Depois de bater, coloque gelo e beba em seguida, pois a casca do limão pode deixar um gosto amargo.



Salmão grelhado com gengibre

Salmão grelhado com gengibre
Ingredientes:

2 lombos ou postas de salmão
Sumo de 1 laranja
1 c. chá de alho em pó
1 c. chá de gengibre em pó
3 c. sopa de molho de soja
1 c. sopa de mel

Preparação:
Etapa 1 Numa taça ou saco de congelação coloque o salmão e junte o sumo de laranja, o alho em pó, o gengibre, o molho de soja e o mel. Caso utilize uma taça, envolva bem e depois cubra com película aderente,mas caso utilize um saco, feche bem e vire o saco cuidadosamente para envolver a marinada.
Deixe marinar no frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
Aqueça uma frigideira tipo grelha e deite um pouco de azeite.
Coloque o salmão na frigideira e deixe grelhar de ambos os lados.



Nunca gostei de gengibre, mas depois dessa informação vou começar a tapar o nariz e beber um chazinho! Rsrsrs.... 
Espero que tenham gostado das duas receitinhas....peguei na internet!!
Beijos,

Stephanie Abdon


2 comentários: