5 de outubro de 2015

Roma em 4 dias - PARTE I

Olá pessoal, hoje vou preparar um roteiro para quem vai para Roma, baseado na experiência que tive quando fui.

Só para constar, minha família inteira é Católica e temos devoção por muitos Santos, principalmente São Francisco. Então nos meus roteiros sempre terão visitas a igrejas ou locais por onde Santos passaram. Caso você não seja católico ou esse não seja seu programa preferido, você pode trocar essas partes do roteiro por locais que você ache legal.

Então vamos começar.

Depois de muito pesquisar, e me assustar com o valor dos hotéis em Roma, decidi pelo Rezidenza Ki. Achei esse Hotel bom, com café da manhã variado, um bom atendimento e o melhor, perto de muita coisa.

Chegamos à noite em Roma, então fomos direto para o hotel dormir. Vale lembrar para quem se hospedar nesse hotel, que a recepção só funciona até às 18 hs. Caso o horário da sua chegada seja esse, ou mais tarde, a chave terá de ser retirada em outro hotel que fica próximo, mas que você terá que ir de táxi, já que você não vai carregar malas.

Enfim, nosso primeiro dia de passeio em Roma foi dia 22 de Março (DOMINGO). Acordamos cedo, tomamos café da manhã e fomos para a Estação Barberini que fica próxima ao hotel. Lá pegamos o metro para a parada Ottaviano, que no caso é a parada para ir ao Vaticano. Sim, fomos para o Vaticano receber a benção do Papa Francisco que acontece ao meio dia. É emocionante, a praça fica lotada, tem gente segurando bandeira de vários países. É bem legal e vale muito a pena ir.

Após a benção dominical, fomos almoçar e fazer comprinhas...rsrs....quem não ama fazer compras. De frente para a Basílica saímos para o lado direito, que no caso é a mesma rua que você veio do metro. Essa rua é cheia de lojinhas, tanto de lembranças do Vaticano, como de roupas, sapatos e acessórios. Achei as coisas por aqui com preços bem em conta. Os restaurantes ficam nas ruas transversais a essa rua. Almoçamos e logo depois fomos para o  Castel de San't Angel, ou seja, Castelo de Santo Ângelo, que inicialmente foi construído para ser o mausoléu de Cristiano.O lugar é gigante, tem muita escada e uma vista linda. Se você vai com uma pessoa mais velha, a visita se torna complicada. Minha avó (73 anos) sempre viaja com a gente e nos acompanha em tudo, mas nesse passeio, ela passou mal. Tivemos que subir aos poucos, parando em alguns lugares para que ela descansasse. Chegando quase no ultimo nível, já podemos ter uma vista muito linda da cidade, e tem um café super agradável. Não subi até em cima com minhas irmãs, pois fiquei com minha avó.

A entrada custa: 10,50 euros e o local é fechado toda segunda-feira.

Quando saímos do Castelo, já estava escurecendo, então pegamos um táxi e fomos para o hotel.

No dia seguinte, 23 de Março (SEGUNDA) acordamos super cedo, e decidimos comprar o citysighting., pois minha avó não aguentava mais andar, e é uma boa pedida para quem quer a comodidade de ser deixado na frente de todos os pontos turísticos. Compramos por 48 horas. Ele tem uma parada á 2 quarteirões do Hotel. Pegamos o ônibus e mais uma vez seguimos para o Vaticano. Hoje uma parte do grupo iria conhecer a Necrópole do Vaticano, e a outra parte iria direto pro museu do Vaticano.

O passeio da Necrópole do Vaticano precisa ser marcado com antecedência e tem uma quantidade máxima de 250 pessoas por dia. É importante que você faça sua reserva com pelo menos 1 mês de antecedência. No post anterior a este, falo tudo sobre esse passeio.
Nossa entrada para a Necrópole estava marcada as 13:00. Chegamos ao local ás 12:30, e os guardas que liberam a entrada pediram para que esperássemos até as 12:45 para entrar. Esperamos na porta até o horário e entramos. Mais na frente chegamos á um escritório onde recebemos os bilhetes e ás 13:00 horas em ponto, um padre brasileiro nos leva para conhecer esse pequeno pedacinho de história que nos trás tanta emoção. O passeio dura cerca de 2 horas e termina dentro da Basílica de São Pedro. Conhecemos a Basílica, e em seguida, fomos para o Museu do Vaticano, onde encontraríamos minha avó e minha irmã. Já tinha comprado as entradas pelo site www.biglietteriamusei.vatican.va  , o que nos fez poupar um bom tempo que passaríamos na fila. Entramos pela entrada de quem havia comprado o bilhete na internet, e em poucos minutos depois já estávamos dentro. O Museu é gigante....nossa, no fim quase não aguentava mais, só aguentei porque uma das ultimas visitas que fazemos no passeio é á Capela Sistina. Nesse momento é proibido tirar foto, e o lugar fica cheio de seguranças para impedir que as pessoas batam essas fotos. A pintura é linda e a gravação do audioguide que recebemos dentro do museo demora muito. Pois, explica parte por parte toda a história dessa capela. Quando saimos desse passeio já estava a noite. Ainda conseguimos pegar a ultima parada do citysighting, e voltamos para a parada mais proxíma do hotel.

No próximo post, continuarei falando sobre essa viagem emocionante....

13 de abril de 2015

Passeio secreto no Vaticano

Secreto, porque pouca gente sabe, além de ser pouco divulgado. Só o conheci porque minha irmã que ia para Roma passar sua lua-de-mel, tinha pesquisado tudo e mais um pouquinho, e acabou descobrindo a Necrópole do Vaticano.

A Necrópole do Vaticano é a base de fundação da Basílica de São Pedro, e de certo modo a base de fundação da Igreja Católica.

Há cerca de de 2 mil anos atrás toda a área do Vaticano era um morro que era utilizado como cemitério público, onde o apóstolo Pedro foi enterrado. Na era do império de Constantino o morro foi planificado para dar espaço a primeira basílica do Vaticano. Por fim, em 1600 a igreja deu espaço a Basílica de São Pedro e a Necrópole permaneceu lá em baixo.

As Necrópoles foram descobertas por acaso, quando o Papa Pio Xll pediu que o Papa ao qual ele era sucessor fosse enterrado na gruta do Vaticano...quando começaram as obras, foi descoberto a testeira de um mausóleo, e após ser informado disso, o Papa Pio Xll pediu que começassem as escavações, que ocorrerão entre os anos de 1939 e 1949 pois sabia-se que São Pedro tinha sido enterrado ao pé de uma colina.

Se sabe que as necrópoles vão pelo menos até o Castel Sant’Angelo de um lado e muito além do outro, mas por diversos motivos as escavações foram somente de onde está o Baldaquino de Bernini dentro da Basílica até onde está hoje o obelisco.

Nas escavações os arqueólogos encontraram aquilo que seria a tumba de São Pedro, mas ela estava vazia. Mas, perto dela foi encontrada uma caixa com ossos....caixa essa de granito e os ossos enrolados em um pedaço de tecido real, datado do seculo lX, ou seja da era Constantina. Os ossos foram encontrados em um muro, esse chamado de Muro dos grafites. Esse muro servia de templo, onde cristãos iam para orar, e em suas paredes eram gravados orações, pedidos, palavras....e uma das escritas do muro era: " Aqui está Pedro".

Em um primeiro momento não deram tanta importância a essa caixa, mas depois com o trabalho da senhora responsável por ler as epígrafes em latim um estudo foi realizado com aqueles ossos e foi descoberto que pertenceria a um homem, robusto, de mais ou menos 70 anos, que tinha reumatismo, etc.. todas características que “comprovariam” que aqueles eram os ossos de Pedro (no caso do reumatismo se pensou que seria possível que ele o tivesse já que era pescador).

O passeio, que dura cerca de 1 hora e meia, conta  toda essa história de mais de 2 mil anos de escavações caminhando por baixo de toda a Basílica. Para quem tem problemas com lugares fechados fique tranquilo, pois todo o espaço das escavações esta diretamente ligado ao chão da Basílica.

Fomos recebidos por um padre brasileiro, que fez questão de explicar nos minimos detalhes toda a magnifica historia por trás de tudo isso.

Hoje, os ossos de São Pedro estão dentro de uma caixa de acrílico e voltaram para o lugar original de seu tumulo, onde podemos ver nesse passeio. Esse é o ponto alto do passeio, onde todos se emocionam, fazem pedidos.... e como o Padre que nos guiou falou: " Temos relatos de milagres que aconteceram, de pessoas que vieram até aqui orar."

Sim, vai da fé de cada um acreditar que aquele é o local onde se encontra São Pedro, eu acredito, e me emocionei ao estar diante desse apóstolo de Jesus Cristo.

Para fazer o pesseio é preciso mandar um e-mail para o Vaticano (scavi@fsp.va)  informando:
-          o número de participantes do grupo;
-          o nome de cada um;
-          a língua de preferência do grupo
-          o(s) período(s)  em que você ficará em Roma disponível para a visita.
-          o e-mail pra que o Vaticano faça contato e confirme a visita.

Mandei minha solicitação em Italiano.
Segue exemplo:

Gent.mo Signore,

vorrei prenotare la visita alle Necropoli. Siamo in (número de partecipantes) persone, (nomes) e vorremo che la visita fosse in portoghese tra il (primeiro dia) e il (último dia possível) se possibile. Il mio indirizzo email è il (o seu e-mail).

Cordiali saluti,

(o seu nome e sobrenome)

Sugiro mandar o e-mail com alguns meses de antecedência à sua chegada. Assim, tem mais possibilidade de você conseguir. (Mandei o meu com 1 mês de antecedência e consegui, mas já vi relato de pessoas que não conseguiram.)
O Vaticano confirma a visita, horário e guia pelo e-mail que você indicar.
Depois envia outro e-mail com um link, onde você irá pagar a visita. O valor que paguei foi de  13 Euros por pessoa. Após confirmação do pagamento você receberá um e-mail de confirmação que você deverá imprimir o
comprovante pra levar com você.

De frente pra Basílica, caminhe em direção do telão do lado esquerdo. Atras dele, passando pelas colunas você verá um portão com guardas guardas de roupa engraçada da Guarda Suíça. É lá que você entra. Parece que tá errado mas não está não! Pode perguntar informação que ele confirma! É pra ele que você deve mostrar o e-mail de comprovação enviado pelo Vaticano.
É preciso chegar com alguma antecedência, mas ele só nos deixou entrar 15 minutos antes.

6 de abril de 2015

Notícia Fashion

Recentemente, uma série de fashionistas decidiram, por exemplo, atualizar a clássica camisa de botões de uma forma despojada e cheia de estilo.

OS MODELOS MAIS LARGUINHOS FUNCIONAM AINDA MELHOR (Foto: Reprodução Instagram)

A camisa de botão sempre foi uma peça versátil, dependendo do modelo pode deixar o look casual, despojado, esportivo e assim por diante. E por ser versátil, não para de surgir novas maneiras de usá-las.  A dica agora é usar a camisa de botão transpassada.

Vista a blusa, e sem abotoá-la transpasse e prenda com uma calça, short ou saia cintura alta. E para que a blusa não fique abrindo, prenda pela parte interna com um alfinete.

Pronto, você agora já tem um novo look.